Entenda: Fundos de investimento imobiliário

Acompanhe seu progresso

Progresso: 0%

 

Pontos: 0

 

Conquistas

  •  
  •  
  •  
 

Primeiros passos

Pronto, você já deu o primeiro passo!

Agora, quando você ouvir alguém falando sobre investir em imóveis, já pode questionar se a compra de um é a melhor opção.

Continuar

Quase lá

Você completou o penúltimo passo!

Agora você conhece a aplicação, como ela se comporta e fatores a se levar em consideração antes de fazer sua escolha.

Continuar

Final

Parabéns, você completou a jornada!

Você passou pelas situações e dúvidas mais frequentes de quem aplica em fundos imobiliários e aprendeu o que é mais importante sobre cada uma delas. Agora, para informar-se sobre os fundos disponíveis e cotações, clique aqui.

Fechar

 

Fundos imobiliários

Certamente, você já se deparou com alguém dizendo que o investimento em imóveis é o melhor ou mais seguro , mas será que gastar milhares de reais em uma casa, um apartamento ou um imóvel comercial é realmente vantajoso? E se você pudesse começar a ter acesso a este tipo de aplicação com um valor muito menor ?

Um fundo imobiliário é uma espécie de condomínio de investidores, que se reúnem para aplicar nos diversos negócios do setor, como construção de shopping centers, compra e venda de edifícios comerciais, arrendamento de galpões ou mesmo em títulos de dívida lastreados em operações com imóveis.

A administração do fundo cuida de toda a parte burocrática que envolve formalidades como escrituras, certidões etc. Os ativos são geridos por profissionais encarregados de acharem as melhores oportunidades.

O fundo arrecada recursos para realizar estes investimentos por meio da emissão de cotas, que representam a participação de cada investidor. Ele emite a cota e recebe em troca o dinheiro de um investidor.

Quando o investidor quer ou precisa de seu dinheiro de volta, ele procura na bolsa de valores por outros investidores interessados em comprar estas cotas. Este é o chamado mercado secundário.

Agora que você já sabe o que são fundos imobiliários e que eles são administrados e geridos por profissionais, entenda quais imóveis ou quais outros tipos de ativos podem compor a carteira de um fundo imobiliário.

Já entendi o que são fundos imobiliários!
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Escritórios

Os fundos geralmente adquirem lajes comerciais e alugam com objetivo de gerar renda mensal aos cotistas por meio do recebimento destes aluguéis.

Agências bancárias

Estes fundos investem os recursos dos cotistas em imóveis que serão alugados para bancos instalarem agências. Também têm como objetivo distribuir o valor dos aluguéis recebidos.

Galpões

Os fundos que exploram este tipo de imóvel alugam seus ativos para empresas do setor industrial e logístico que instalam fábricas e centros de armazenamento e distribuição.

Hospitais

Neste tipo de fundo imobiliário o gestor loca prédios que recebem hospitais, que pagam aluguel pela exploração do edifício.

Hotéis

O fundo imobiliário nesta categoria compra imóveis e loca para empresas que irão utilizá-los como hotéis. Na maioria dos casos, também recebem aluguel mensal por esta exploração.

Instituições de ensino

Os fundos imobiliários compram terrenos e imóveis que serão locados a instituições de ensino, como faculdades e universidades.

Residenciais

Os fundos que investem em incorporação imobiliária procuram projetos no setor com expectativa de retorno em longo prazo. Eles geralmente investem em empreendimentos em fase inicial e buscam valorização dos ativos investidos para futura realização dos lucros.

Shopping centers

Os fundos que investem em shoppings podem adquirir participação nos empreendimentos para arrendamento ou locação para lojistas e prestadores de serviços, como estacionamento.

Recebíveis

Os fundos também podem investir em outros ativos, desde que a atividade de seus emissores seja permitida aos fundos imobiliários. Esses fundos são conhecidos como fundos de recebíveis e os mais comuns costumam investir os recursos de seus cotistas preponderantemente em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

 

Os aluguéis recebidos estarão sujeitos ao IR à alíquota de até 27,5%; se o locatário for pessoa física, o locador precisa recolher o imposto via carnê-leão, se for pessoa jurídica, o IR é retido na fonte.

O investidor pessoa física é isento de imposto de renda nos rendimentos recebidos*.

O valor do imóvel (casa, apartamento, sala comercial) que você teria interesse em comprar pode alcançar os milhões de reais.

Há fundos com cotas negociadas por cerca de R$ 100.

Quando a transação é feita com intermediação de um corretor de imóveis, você precisa pagar comissão.

Você paga taxa de corretagem e custódia mensal para aplicar.

Quando você é um pequeno investidor, reserva grande parte de seu patrimônio em 1 só ativo.

Os fundos possibilitam que você invista em vários imóveis que estão em seu portfólio.

Você é quem decide em qual tipo de imóvel vai investir, precisando saber qual a melhor região, entender o potencial de valorização etc.

Um gestor profissional é responsável por eleger quais imóveis serão objeto de investimento pelo fundo.

Se você possui apenas 1 imóvel e seu inquilino deixar de pagar o aluguel, a sua renda mensal decorrente é interrompida.

Com a possibilidade de investir em mais de um ativo e ter vários inquilinos na carteira, se algum fica inadimplente, o reflexo disto na renda mensal distribuída é reduzido.

Quem compra um imóvel fica responsável por regularizar os documentos referentes à transação e ao próprio imóvel (escritura, certidões etc.).

O administrador do fundo é quem cuida da documentação.

O risco de liquidez ao investir em imóveis se traduz na dificuldade de encontrar um comprador quando você precisar se desfazer dele.

Você negocia as cotas na bolsa de valores.

Entendi como é cobrado o IR sobre a remuneração dos títulos!

 

 

Taxas

A Itaú Corretora não cobra taxa de custódia e nem corretagem para operações de compra e venda de fundos de investimentos imobiliários realizadas pelo Home Broker*. A taxa cobrada pela B3 para operar FIIs são os emolumentos.

Para detalhamento destas taxas, de acordo com seu canal de operações na Itaú Corretora (pelo Home Broker ou pela Mesa de operações) clique aqui.

*As taxas de corretagem zeradas para fundos de investimento imobiliário aplicam-se apenas a clientes que negociam exclusivamente via site e aplicativo da Itaú Corretora dos segmentos Varejo, Uniclass e Personnalité. Clientes atendidos pela mesa de operações e/ou assessores e ordens enviadas com auxílio telefônico terão as taxas mantidas.

Já conheço as taxas que pago ao aplicar em fundos imobiliários!

Imposto de renda

Os rendimentos recebidos por pessoas físicas, observadas determinadas condições*, são isentos de imposto de renda.

Já para o ganho líquido apurado na venda de cotas em bolsa (diferença positiva entre o valor de vendas das cotas e o valor pago por elas, descontando-se ainda os custos com corretagem - caso seja aplicável - e emolumentos e eventuais perdas incorridas) há pagamento de imposto de renda à alíquota de 20%.

Adicionalmente, há a incidência de imposto de renda retido na fonte correspondente a 0,005% calculado sobre o valor da alienação (a Itaú Corretora recolherá este imposto por você).

Já conheço os impostos que pago ao aplicar em fundos imobiliários!














*Isenção referente aos rendimentos distribuídos pelo fundo de investimento imobiliário à pessoa física que não seja titular de cotas que representem 10% ou mais da totalidade das cotas emitidas pelo fundo e que não tenha direito de receber rendimento superior a 10% do total de rendimentos auferidos pelo fundo. Além disto, o fundo deve ter, no mínimo, 50 cotistas e suas cotas devem ser todas negociadas exclusivamente em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado

 

 

 

 

 

 

Risco de oscilação do valor da cota



Já sei qual é o risco de oscilação da cota!



 

Como comprar

Você pode efetuar sua compra através do site ou do aplicativo da Itaú Corretora. Selecione o canal através do qual deseja realizar sua compra para assistir o passo a passo: site da Itaú Corretora ou nosso aplicativo.



Fechar

Como acompanhar o desempenho

Depois que você realizou a aplicação e sua ordem de compra foi executada (foi encontrado um vendedor disposto a negociar pelo preço que você estipulou), a cota aparecerá em sua carteira e o débito em sua conta será feito 3 dias úteis depois do negócio fechado.

Se você precisar se desfazer de sua aplicação, depois da ordem executada (foi encontrado um investidor disposto a pagar o preço que você estipulou), o crédito em sua conta acontecerá 3 dias úteis depois do negócio fechado, já líquido das taxas e do imposto de renda retido na fonte. Atente para a necessidade de calcular o imposto de renda incidente sobre eventuais ganhos líquidos.

Você pode acompanhar o desempenho detalhado de cada fundo de investimento imobiliário de sua carteira e de cada aplicação separadamente.

Fechar

Como cliente da Itaú Corretora, você poderá receber sugestões de investimentos em relação a parcela de seu portfólio. Essa parcela deve ter sempre um horizonte de longo prazo. Para ter acesso a uma assessoria de investimentos adequada às suas necessidades e receber recomendações de investimentos alinhadas aos seus objetivos, é muito importante que você conheça o seu perfil de investidor. Caso você ainda não o conheça, basta preencher um rápido questionário. Você pode preencher novamente o questionário sempre que quiser, considerando que suas expectativas podem mudar ao longo da vida. Caso opte por não conhecer seu perfil, a Itaú Corretora não poderá fornecer recomendações de investimento a você, até que o perfil seja definido.

Este material tem como objetivo único fornecer informações e não constitui, nem deve ser interpretado, como oferta, solicitação de compra ou venda, ou distribuição de valores mobiliários. Não são considerados os objetivos de investimento, situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. Os investidores devem obter orientação financeira, tributária e contábil independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar qualquer decisão de investimento. O mercado de bolsa de valores é considerado de alto risco em virtude as grandes variações de rendimento a que está sujeito. Esse risco traduz-se principalmente nos efeitos que alterações políticas e econômicas, no Brasil e no exterior, ou alterações decorrentes da situação individual de uma companhia têm na valorização ou desvalorização de um ativo. Preços e taxas e disponibilidade de investimentos são estimados e estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Rentabilidade passada não é necessariamente indicativa de resultados futuros e nenhuma segurança ou garantia, de forma expressa ou implícita, é dada neste material em relação a desempenhos futuros. A Itaú Corretora exime-se de toda e qualquer responsabilidade pelo conteúdo gerado e disponibilizado por consultorias e agências terceirizadas, bem como por eventuais prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou de seu conteúdo. A concessão de limites operacionais está sujeita às políticas internas da Itaú Corretora. O conteúdo deste material não pode ser reproduzido ou distribuído a terceiros sem prévio e expresso consentimento da Itaú Corretora.


Consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias, fale com a Central de Atendimento: 4004-4828* (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 970 4828 (demais localidades), em dias úteis, das 9h às 18h, ou entre em contato com o Fale Conosco no website www.itaucorretora.com.br. Se necessário, utilize o SAC Itaú: 0800 728 0728. Caso não fique satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Postal 67.600, São Paulo-SP, CEP 03162-971. Deficientes auditivos, todos os dias, 24h, 0800 722 1722. *Custo de ligação local.