Bolsa tem melhor desempenho entre investimentos em agosto; confira ranking
VoltarEm agosto, a bolsa de valores foi o investimento a registrar melhor desempenho entre nove opções analisadas pela Itaú Corretora, com base em estudos da Economatica.
O Ibovespa, principal índice de ações da BM&FBovespa, acumulou retorno positivo de 9,78%, após ter registrado alta de 5% em julho.
Segundo os estrategistas Lucas Tambellini, Julia Alba e Giovanni Vescovi da Itaú Corretora, a entrada de recursos estrangeiros na bolsa brasileira pode explicar a forte alta. Eles lembram que, até o dia 27 do mês passado, os investidores estrangeiros colocaram R$ 2,3 bilhões no país.
Os estrategistas chamam atenção, ainda, para o fato de que o fluxo de recursos deve continuar pautando o desempenho, considerando os fracos dados recentes sobre a atividade econômica doméstica. Você pode saber mais acessando aqui o relatório Radar de Preferências, que traz a análise dos estrategistas sobre o desempenho da bolsa brasileira em agosto.
Ainda de acordo com os dados da Economatica, em segundo lugar na lista dos investimentos mais rentáveis no mês passado ficou o indicador IMA-B, que acompanha os títulos públicos atrelados do IPCA, com alta de 4,82%. Já o indicador IRF-M, ligado aos títulos prefixados, registrou rentabilidade de 1,59%, seguido pelo IMA-S, que acompanha títulos pós-fixados indexados à Selic e teve retorno de 0,86%. O CDI (certificado de depósitointerbancário), que é utilizado pelo mercado financeiro como parâmetro para fundos de renda fixa e DI, também rendeu 0,86%, enquanto a tradicional poupança teve valorização de apenas 0,56%.
Vale lembrar que, de acordo com as novas regras, o rendimento da poupança é de 0,5% mais a variação da Taxa Referencial (TR) sempre que a Selic estiver acima de 8,5% ao ano - atualmente, a Selic está em 11% ao ano.
Na lanterna dos retornos positivos, o Ifix, índice da BM&FBovespa que acompanha os fundos imobiliários, acumulou ganhos de 0,28%.
Dentre os investimentos acompanhados pela Itaú Corretora no estudo na Economatica, dois deles registraram perdas em agosto. O ouro teve retorno negativo de 0,54% no mês, enquanto a cotação do dólar recuou 1,23%. No ano, a moeda norte-americana acumula queda de 4,4%, após fechar 2013 com ganhos de quase 15%.
Este material tem como objetivo único fornecer informações e não constitui, nem deve ser interpretado, como recomendação, oferta, solicitação de compra ou venda, ou distribuição de valores mobiliários. Não são considerados os objetivos de investimento, situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. Os investidores devem obter orientação financeira, tributária e contábil independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar qualquer decisão de investimento. O mercado de bolsa de valores é considerado de alto risco, em virtude as grandes variações de rendimento a que está sujeito. Esse risco traduz-se principalmente, nos efeitos que alterações políticas e econômicas, no Brasil e no exterior, ou alterações decorrentes da situação individual de uma companhia, têm na valorização ou desvalorização de um ativo. Preços e taxas e disponibilidade de investimentos são estimados e estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Rentabilidade passada não é necessariamente indicativa de resultados futuros e nenhuma segurança ou garantia, de forma expressa ou implícita, é dada neste material em relação a desempenhos futuros. A Itaú Corretora exime-se de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou de seu conteúdo. A concessão de limites operacionais está sujeita às políticas internas da Itaú Corretora. O conteúdo deste material não pode ser reproduzido ou distribuído a terceiros sem prévio e expresso consentimento da Itaú Corretora.
Para consultas, informações e serviços transacionais entre em contato com a Central de Atendimento Itaú Corretora: 4004 4828 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (demais localidades), em dias úteis, das 9h às 18h30. Se necessário acesse itaucorretora.com.br. Para reclamações, cancelamentos e informações gerais, ligue para o SAC: 0800 728 0728. Caso não fique satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria: 0800 570 0011. Deficiente auditivo/fala: 0800 722 1722.