LCI, LCA, CRI e CRA

Introdução

Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) são aplicações de renda fixa lastreadas em empréstimos a produtores rurais ou a empresas do setor imobiliário.

São títulos que representam a captação dos recursos necessários ao financiamento das operações das empresas que atuam nestes setores .

Conheça os títulos

Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI)

São títulos emitidos por instituições financeiras e utilizados para captar recursos que serão emprestados a participantes. Quando você aplica nesses títulos, o banco necessariamente repassa este recurso a um agente deste setor. Em troca, você receberá, em uma data predefinida, seu dinheiro corrigido por juros. Veja o vídeo ao lado.

Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI)

São títulos emitidos por instituições financeiras, mas exclusivamente por companhias securitizadoras, que reúnem diversos recebíveis originados de negócios entre esses participantes e terceiros e estruturam os certificados. Veja o vídeo ao lado e conheça mais sobre eles!

Compare os títulos

Letras de crédito                                     Certificados

LCA

Financiamento de agentes do agronegócio
Isenção de IR
Sim, para pessoa física

Cobertura do FGC
Sim

Emissor
Financeiras (geralmente, bancos)

LCI

Financiamento de agentes do setor imobiliário
Isenção de IR
Sim, para pessoa física

Cobertura do FGC
Sim

Emissor
Financeiras (geralmente, bancos)

CRA

Agentes do agronegócio
Isenção de IR
Sim, para pessoa física

Cobertura do FGC
Não

Emissor
Companhias securitizadoras

CRI

Agentes do setor imobiliário
Isenção de IR
Sim, para pessoa física

Cobertura do FGC
Não

Emissor
Companhias securitizadoras

Entenda os riscos

Mercado secundário

Invista com a Itaú Corretora

LCI e LCA

Para investir em LCIs e LCAs, acesse o menu Compre > Renda Fixa. O investimento mínimo é de R$ 5 mil.

CRI e CRA

Pelo site da Itaú Corretora você investe em emissões de CRIs e CRAs. Acesse a página de ofertas públicas de que participamos e confira as que estão em andamento*.
Já para investir em CRIs e CRAs negociados no mercado secundário, o investimento mínimo é de R$ 50 mil e a operação é feita pelo nosso atendimento telefônico.

Para correntistas Itaú:
4004-3131 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 722 3131 (demais localidades)

Para não correntistas Itaú:
4004-3005 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 726 3005 (demais localidades)

Em dias úteis, das 9h às 18h.
Custo de ligação local.

* Leia o prospecto, em especial a seção Fatores de Risco, antes de investir para conhecer as condições de aplicação, que são diferentes para cada oferta.




 

Perguntas frequentes

Como posso aplicar?

Quais são os custos para aplicar?

Qual a tributação sobre CRIs, CRAs, LCIs e LCAs?

O que acontece se eu precisar me desfazer de minhas LCIs, LCAs, CRIs ou CRAs antes da data de vencimento?

Qual o prazo de liquidação das operações com LCIs, LCAs, CRIs e CRAs?

Quais são os riscos ao aplicar em CRIs, CRAs, LCIs ou LCAs?

Como saber se aplicar em CRIs, CRAs, LCIs e LCAs está de acordo com meu perfil de investidor?

Como consigo acompanhar o saldo de minhas aplicações em LCIs, LCAs, CRIs e CRAs?

ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE REGULAÇÃO E MELHORES PRÁTICAS PARA ATIVIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO NO VAREJO.

Como cliente da Itaú Corretora, você poderá receber sugestões de investimentos em relação a parcela de seu portfólio. Essa parcela deve ter sempre um horizonte de longo prazo. Para ter acesso a uma assessoria de investimentos adequada às suas necessidades e receber recomendações de investimentos alinhadas aos seus objetivos, é muito importante que você conheça o seu perfil de investidor. Caso você ainda não o conheça, basta preencher um rápido questionário. Você pode preencher novamente o questionário sempre que quiser, considerando que suas expectativas podem mudar ao longo da vida. Caso opte por não conhecer seu perfil, a Itaú Corretora não poderá fornecer recomendações de investimento a você, até que o perfil seja definido.

Este material tem como objetivo único fornecer informações e não constitui, nem deve ser interpretado, como oferta, solicitação de compra ou venda, ou distribuição de valores mobiliários. Não são considerados os objetivos de investimento, situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. Os investidores devem obter orientação financeira, tributária e contábil independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar qualquer decisão de investimento. Preços e taxas e disponibilidade de investimentos são estimados e estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Rentabilidade passada não é necessariamente indicativa de resultados futuros e nenhuma segurança ou garantia, de forma expressa ou implícita, é dada neste material em relação a desempenhos futuros. A Itaú Corretora exime-se de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou de seu conteúdo. A concessão de limites operacionais está sujeita às políticas internas da Itaú Corretora. O conteúdo deste material não pode ser reproduzido ou distribuído a terceiros sem prévio e expresso consentimento da Itaú Corretora.

O prazo mínimo de carência das LCIs e LCAs é de 90 dias, conforme a legislação aplicável, e, em casos excepcionais, o emissor pode proceder com o resgate antecipado destes títulos.

O mercado de renda fixa não é isento de riscos, os quais são representados, principalmente, pelos riscos de crédito do emissor, riscos de mercado e riscos de iliquidez, dentre outros, mais bem detalhados nos materiais de divulgação correspondentes a cada ativo, além de sujeitar-se a alterações políticas e econômicas, no Brasil e no exterior.

Consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias, fale com nosso Atendimento: 4004-3131* (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 3131 (demais localidades), em dias úteis, das 9h às 18h, ou entre em contato com o Fale Conosco no website www.itaucorretora.com.br. Se necessário, utilize o SAC Itaú: 0800 728 0728. Caso não fique satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Postal 67.600, São Paulo-SP, CEP 03162-971. Deficientes auditivos, todos os dias, 24h, 0800 722 1722. *Custo de ligação local