Operações estruturadas
Operações
Estruturadas:
Confira uma nova opção para você investir.
O que são Operações Estruturadas?
Por meio delas, você pode buscar diferentes objetivos, como proteger sua carteira com estratégias de hedge, diversificar suas operações, se alavancar ou aproveitar momentos específicos de mercado, entre outros.
Conheça mais sobre as operações estruturadas disponíveis na Itaú Corretora e entre em contato com nosso atendimento para encontrar a mais adequada para você!
Acesse o curso Estratégias avançadas no mercado de Opções, no íon Edu!
Confira as operações disponíveis por estratégia
Acelerador
Booster
Estrutura composta pela compra (ou uso da custódia)de determinada ação no mercado à vista e, simultaneamente, a compra de opções de compra (call) e venda (lançamento) dobrada (2x) de opções de compra (call) em um strike superior.
A estratégia possibilita o investidor obter retornos superiores ao desempenho da ação em um cenário de alta moderada no período, uma vez que o investidor terá ganho na alta da ação e na compra da opção, limitados ao preço de exercício das opções vendidas.
Direcional (Alta/Baixa)
Trava de alta (Call Spread)
É uma estratégia com opções de compra (call) conhecida como “trava de alta”, composta por duas pontas: compra de call com determinado preço de exercício e venda de outra call com preço de exercício superior, na mesma quantidade e mesmo vencimento.
Operação indicada para obter ganhos na alta do mercado.
Trava de baixa (Put Spread)
É uma estratégia com opções de compra (call) conhecida como “trava de alta”, composta por duas pontas: compra de call com determinado preço de exercício e venda de outra call com preço de exercício superior, na mesma quantidade e mesmo vencimento.
Operação indicada para obter ganhos na alta do mercado.
Proteção (Total/Parcial)
Collar
É uma operação estruturada que combina a compra (ou uso da custódia) de determinada ação no mercado à vista e, simultaneamente, a compra de opções de venda (put) e venda de opções de compra (call) desta mesma ação.
A estratégia visa proteger uma posição em caso de queda do mercado ao mesmo tempo em que há chances de ganhos se o mercado se valorizar e o preço subir.
A operação de Collar define travas de baixa e de alta. Isso significa que você pode ter ganhos limitados, mas também sabe o quanto pode perder na operação.
Collar Knock In
É uma operação estruturada composta pela compra (ou uso da custódia) de determinada ação no mercado à vista e, simultaneamente, a compra de uma opção de venda (put) e venda de uma opção exótica de compra (Call Up and In).
A estratégia possibilita ao investidor participar da alta do papel até determinado valor no período, caso em nenhum momento o ativo à vista acione a barreira de alta (up and in).
Caso em algum momento a ação se valorize mais que a barreira, a mesma será acionada e o investidor deixará de participar da alta do ativo, ficando limitado ao preço de exercício da opção.
Em caso de desvalorização, o investidor estará protegido, pois a perda na ação é compensada pelo ganho na opção de venda (put).
Retorno controlado
Forward Knock Out
É uma operação estruturada composta pela compra de determinada ação no mercado à vista (ou uso de custódia) e, simultaneamente, a compra de opções exóticas de venda com barreira (put down and out) e venda de opções exóticas de compra (call down and out) desta mesma ação.
A estratégia possibilita ao investidor ter um retorno prefixado no período (10,00% de retorno ou 24,91% ao ano), caso em nenhum momento o ativo desvalorize mais que a barreira (queda de 30,00% no exemplo ilustrativo abaixo).
Caso em algum momento o ativo desvalorize mais que a barreira (- 30,00%) o retorno prefixado não é válido e o investidor permanecerá com o ativo em carteira.
Bidirecional
Straddle
No Straddle você compra uma call e uma put com preços de exercício e vencimentos iguais.
Essa operação busca o lucro na diferença do preço do ativo objeto no vencimento com o preço de exercício das opções.
Estrutura indicada para quem acredita numa volatilidade no preço do ativo objeto até o vencimento da operação.
Strangle
Semelhante ao Stradlle, o Strangle você também compra duas opções (call e put) com mesmos vencimentos e quantidades, mas em preços de exercício diferentes. É uma estratégia utilizada quando também se acredita em momentos de grande volatilidade nomercado (assim como Stradlle).
Além disso, o fato dos preços de exercício serem diferentes, tornam o custo da montagem da estrutura mais barato.
Como investir?Para realizar esta operação, você pode solicitar o contato do seu especialista ou, se preferir, pode entrar em contato com nosso atendimento: contrate com o especialistaCentral de Atendimento O volume mínimo para a realização das operações estruturadas é de R$ 30 mil. Observação: Nos contratos necessários para realizar esse tipo de operação, você fica conhecendo seus deveres e obrigações para realizar operações estruturadas, já que esse tipo de estratégia pode requerer algumas garantias. Para operar, você precisa estar com seu cadastro atualizado, ter o perfil correto indicado para este tipo de operação e deverá assinar o Termo de Ciência de Remuneração (TCR/Lâmina), conforme operação que será realizada (Mercado de Balcão ou ativos em Bolsa).
|
Como saber se esse tipo de operação é indicado para mim?As operações estruturadas envolvem estratégias complexas. Além disso, são indicadas apenas para investidores de perfil moderado, arrojado e agressivo, com apetite por risco, dispostos a correr riscos mais altos em busca de retornos mais elevados. O investidor deve estar ciente dos riscos das operações e da possibilidade de perdas. Em alguns casos, o prejuízo da operação pode ser maior do que o valor aportado. Em outros, no cenário negativo, o investidor pode precisar complementar as garantias exigidas. Por envolver mais riscos, os investidores que quiserem realizar operações estruturadas já devem ter uma reserva de emergência e só fazer esse tipo de operação com recursos dos quais não vão precisar dispor no curto prazo. |
Resgate e prazo de aplicação
As operações estruturadas possuem uma média de prazo de 2 a 12 meses, e podem ser personalizadas de acordo com a necessidade do investidor. O resgate antecipado é feito a valores de mercado. Para resgatar é necessário entrar em contato com seu especialista/assessor de investimentos, ou na central de atendimento pelo telefone 4004-3131.
Custos e tributação
As operações com opções sofrem a incidência do Imposto de Renda sobre o ganho líquido auferido. A alíquota é de 15% sobre a diferença positiva apurada na negociação das opções ou no exercício da opção. Para essas operações existe o recolhimento de 0,005% de IR sobre o resultado positivo da soma dos prêmios pagos e recebidos no mesmo dia, retido na fonte*.
Riscos
O mercado de bolsa de valores e derivativos é considerado de alto risco porque pode sofrer grandes oscilações causadas por alterações políticas e econômicas, entre outras, no Brasil e no exterior. Os riscos envolvidos nestas operações incluem, mas não se limitam aos exemplificados a seguir – para maiores informações, consulte o Contrato de Prestação de Serviços de Intermediação de Operações.
• Risco de mercado: Podem ocorrer flutuações de mercado que afetem os preços, ágios, deságios e volatilidade.
• Risco de liquidez: O mercado secundário pode não contar com níveis de liquidez elevados, sendo que, em momentos de menor volume de negócios, o investidor pode encontrar dificuldade em encontrar contrapartes.
• Risco legal: podem ocorrer alterações nas normas aplicáveis à operação que alterem as suas características, inclusive, mas não se limitando, a tributação.
• Risco de contraparte: a contraparte envolvida na negociação pode não ter a capacidade de honrar com suas obrigações contraídas.
• Risco de má formação de preços no mercado de balcão organizado: negócios fechados no balcão organizado (OTC) não contam com os mesmos mecanismos de formação de preço que o mercado de bolsa (regras de fixing), como procedimentos de leilão, publicidade de preços de negócios fechados e centralização de ordens em book central.
• Risco de liquidação: risco de não entrega dos ativos ou do montante financeiro acordado na data estabelecida na contratação.
• Risco de alavancagem: risco de perda em proporção maior do que o parâmetro do investidor.
* O conteúdo aqui apresentado possui caráter meramente informativo, não se tratando de uma opinião legal. Portanto, os investidores devem procurar aconselhamento financeiro, tributário, jurídico e/ou contábil independentes conforme seus interesses antes de tomar qualquer decisão de investimento com base nas informações aqui contidas.É muito importante que você conheça e seus investimentos adequem-se ao seu perfil de investidor - basta preencher um rápido questionário e você pode atualizá-lo sempre que necessário.O mercado de bolsa de valores é considerado de alto risco porque pode sofrer grandes oscilações causadas por alterações políticas e econômicas, entre outras, no Brasil, exterior e emissor.Este material tem como objetivo único fornecer informações e não constitui nem deve ser interpretado como recomendação quanto à manutenção, compra ou venda de ativos financeiros e valores mobiliários. Não é considerado o perfil específico de um determinado investidor. Preços, taxas e disponibilidade de investimentos estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Este material e a rentabilidade passada não contêm ou representam garantia de rentabilidade futura. A Itaú Corretora exime-se de toda e qualquer responsabilidade por prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material. O conteúdo deste material não pode ser reproduzido ou distribuído a terceiros sem prévio e expresso consentimento da Itaú Corretora.
Consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias, fale com a Central de Atendimento: 4004-4828* (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (demais localidades) em dias úteis, das 9h às 18h. Se necessário, utilize o SAC Itaú: 0800 728 0728. Caso não fique satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Postal 67.600, São Paulo-SP, CEP 03162-971. Deficientes auditivos, todos os dias, 24h, 0800 722 1722. *Custo de ligação local.