Custódia Remunerada

Custódia Remunerada

Sabia que é possível obter renda extra alugando seus investimentos? Ao contratar esse serviço, a Itaú Corretora busca oportunidades de aluguel para a sua carteira.


Aderir gratuitamente

O que é?

A custódia remunerada consiste na rentabilização por meio do aluguel de ativos. Esses ativos podem ser ações, units, ETFs, BDRs Patrocinados e Fundos Imobiliários selecionados.

 

Como funciona?

Ao contratar esse serviço, você disponibiliza todos os ativos que têm em sua carteira para que a Itaú Corretora busque oportunidades de conexão entre você, doador, e quem irá alugar seus ativos, o tomador, tendo a B3 como contraparte central.

Quais os benefícios?

01

Durante a vigência do aluguel, você pode vender seus ativos a qualquer momento




 

02

A contratação e o cancelamento do serviço são feitos nesta mesma, de forma prática e rápida. Após o cancelamento, os ativos são devolvidos em até quatro dias úteis, mesmo quando alugados.
 

03

Os valores ganhos com o aluguel entram diretamente na conta de liquidação indicada em seu cadastro junto à Itaú Corretora, de forma automática, com o Imposto de Renda já descontado na fonte.

04

Após o encerramento da operação (antecipado ou não), você receberá o aluguel líquido dos custos e tributos.



 

Custódia Remunerada

Aumente as chances de ganhos alugando seus investimentos. Faça sua adesão e a Itaú Corretora buscará automaticamente oportunidades de aluguel para sua carteira.

Aderir Gratuitamente

Entenda como funciona no detalhe

Ao contratar o serviço, seus ativos passam a estar disponíveis no BTC (Banco de Títulos da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). Ao serem alugados por um tomador, você terá direito a receber o valor do aluguel — pré-estabelecido e líquido dos custos e tributos descritos abaixo — ao fim da operação, quando o contrato de aluguel for finalizado.

Além disso, você continua podendo vender seus ativos quando quiser e segue recebendo eventuais proventos (dividendos e/ou juros sobre capital próprio) do ativo mesmo quando alugado. E mais: você pode usar esse serviço a partir de 1 (um) ativo em carteira!

Diferentemente do aluguel de ações tradicional, no qual você aluga ativos específicos e estabelece o preço para cada um, na Custódia Remunerada a Itaú Corretora busca oportunidades para alugar todos os ativos elegíveis que compõem sua carteira a preço de mercado sem a necessidade de comandos individuais, garantindo uma maior comodidade a você. E mais: a contratação é feita de forma rápida e online, sem a necessidade de ligar para o atendimento da Itaú Corretora. Feito isso, nós cuidaremos de tudo!

Após estabelecer um contrato de aluguel, você poderá acompanhar todos os detalhes deste contrato, como taxas, data de finalização, status, notas e mais, tudo aqui no site da Itaú Corretora. Para isso, é só acessar o menu Carteira > Custódia Remunerada/ Aluguel de Ações.

Custos e tributação

Para alugar suas ações, a Itaú Corretora cobra um percentual sobre a taxa de aluguel do ativo, registrada no momento do empréstimo. Para clientes Itaú Agências, Itaú Uniclass, Itaú Personnalité e Itaú Corretora, esse percentual é de 30%. Para clientes do Itaú Private, o percentual é de 20%.

Na ponta doadora (quem disponibiliza seus ativos para aluguel), a remuneração do aluguel será tributada pelo Imposto de Renda retido na fonte, conforme tabela regressiva abaixo:

I – 22,5% em aplicações com prazo de até 180 dias;

II – 20% em aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;

III – 17,5% em aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;

IIV – 15% em aplicações com prazo acima de 720 dias.

 

Riscos

Risco sistêmico: Riscos relacionados às empresas e setores dos ativos alugados.

Risco sistemático: Riscos relacionados à economia como um todo, que podem afetar e oscilar o preço dos ativos alugados.

Risco de Liquidez: Ao aderir à custódia remunerada (ou seja, tornar-se um doador) e vender os seus ativos alugados, a Itaú Corretora, executa a operação de tomador em seu nome a fim de viabilizar o cumprimento da liquidação. Existe a possibilidade de que seu ativo esteja escasso no mercado.

Possibilidade de acionamento da estrutura de salvaguarda da B3: Mecanismo utilizado pela B3 para garantir a liquidação de uma operação nos termos e prazos estabelecidos. Para saber mais, clique aqui.

É importante lembrar que a Itaú Corretora tem a responsabilidade de fazer a mediação entre doador, tomador e B3 e que, ao serem criados os contratos, são estabelecidas garantias para caso de inadimplência do tomador.

Tipo de contrato

Aqui na Itaú Corretora, você pode operar por meio do contrato do tipo “reversível ao doador”. Nele, quem disponibiliza seus ativos para empréstimo (doador) pode solicitar o encerramento da operação antes do prazo estabelecido em contrato.

Perfil de investidor

A Custódia Remunerada é indicada para todos os perfis de investidor. Conheça seu perfil e mantenha ele sempre atualizado no site da Itaú Corretora (www.itaucorretora.com.br) por meio do menu Perfil > Perfil de Investidor.

Como investir

É fácil começar a alugar seus investimentos com a Custódia Remunerada: clique no botão abaixo e acesse a página de contratação. Você também poderá cancelar o serviço a qualquer momento, nesta mesma página.


Aderir gratuitamente

Clique aqui caso queira cancelar o serviço.

Tire suas dúvidas sobre Custódia Remunerada

 
Vou continuar recebendo os dividendos pagos pelos emissores dos ativos?

Sim. Mesmo alugando suas ações, você continuará recebendo os proventos eventualmente pagos, como dividendos e juros sobre capital próprio.

Quais são os custos da custódia remunerada?

Para alugar suas ações, a Itaú Corretora cobra uma taxa de 30% sobre a operação.
Na ponta doadora (quem disponibiliza seus ativos para aluguel), a remuneração do aluguel será tributada pelo Imposto de Renda retido na fonte, conforme tabela regressiva abaixo:
I – 22,5% em aplicações com prazo de até 180 dias;
II – 20% em aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;
III – 17,5% em aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;
IV – 15% em aplicações com prazo acima de 720 dias.

Quanto posso ganhar alugando meus ativos?

O valor da remuneração dependerá das condições de mercado e da demanda dos investidores pelos ativos de sua carteira. Para verificar as taxas médias praticadas por ativo, clique aqui. A remuneração será calculada da seguinte forma (sem considerar custos e taxas): Remuneração do doador = (Q * C) * { [ ( 1 + Tx ) ^ (n / 252) ] - 1 } Q = quantidade de Ativos emprestados C = cotação do ativo utilizada na operação Tx = taxa anual do contrato n = número de dias úteis em que o empréstimo esteve vigente Seus ativos serão doados ao preço de mercado que considera como referência a taxa média dos contratos doados no pregão anterior, divulgado pela B3.

O que acontece se eu quiser vender meus ativos?

Você pode vender seus ativos a qualquer momento, mas somente via Home Broker.

Mesmo alugados, meus ativos continuam servindo de garantia?

Sim. Seus ativos custodiados aqui na Itaú Corretora podem servir de garantia para outras modalidades de investimento mesmo quando estiverem alugados, conforme as regras da B3.

Qual a segurança desse serviço?

É importante lembrar que a Itaú Corretora tem a responsabilidade de fazer a mediação entre doador, tomador e B3 e que, ao serem criados os contratos, são estabelecidas garantias para caso de inadimplência do tomador.

Quais ativos posso alugar?

Você pode alugar ações (companhias abertas e listadas na B3), units (ativos compostos por mais de um tipo ou classe de valores mobiliários), ETFs (cotas de fundos de índices), BDRs Patrocinados (Brazilian Depositary Receipts) e Fundos Imobiliários selecionados (confira a lista completa aqui).

Como posso cancelar o serviço?

Clique aqui caso queira cancelar o serviço. Mesmo que seus ativos estejam alugados, eles serão devolvidos, observados os prazos da B3 e do serviço.

Qual o custo para contatar o serviço?

Não há custos para contratar o serviço e disponibilizar sua carteira de ativos. No entanto, fique atento à tributação (disponível acima nesta mesma página).

Custódia Remunerada

Aumente as chances de ganhos alugando seus investimentos. Faça sua adesão e a Itaú Corretora buscará automaticamente oportunidades de aluguel para sua carteira.

Aderir Gratuitamente

É muito importante que você conheça e seus investimentos adequem-se ao seu perfil de investidor - basta preencher um rápido questionário e você pode atualizá-lo sempre que necessário.

Este material tem como objetivo único fornecer informações e não constitui nem deve ser interpretado como recomendação quanto à manutenção, compra ou venda de ativos financeiros e valores mobiliários. Não é considerado o perfil específico de um determinado investidor. Preços, taxas e disponibilidade de investimentos estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Este material e a rentabilidade passada não contêm ou representam garantia de rentabilidade futura. A Itaú Corretora exime-se de toda e qualquer responsabilidade por prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material. O conteúdo deste material não pode ser reproduzido ou distribuído a terceiros sem prévio e expresso consentimento da Itaú Corretora.

O mercado de bolsa de valores é considerado de alto risco porque pode sofrer grandes oscilações causadas por alterações políticas e econômicas, entre outras, no Brasil, exterior e emissor. Consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias, fale com a Central de Atendimento: 4004-4828* (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 970 4828 (demais localidades) em dias úteis, das 9h às 18h. Se necessário, utilize o SAC Itaú: 0800 728 0728. Caso não fique satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Postal 67.600, São Paulo-SP, CEP 03162-971. Deficientes auditivos, todos os dias, 24h, 0800 722 1722. *Custo de ligação local.