Escrituração de Ações

Se você possui ações custodiadas pelo Itaú, saiba como consultar sua posição, movimentação e informe de rendimentos

Se você é correntista do Itaú, acesse sua conta em www.itau.com.br e, no menu Investimentos, busque por Ações Escrituradas pelo Itaú.

Se você não é correntista do Itaú, a consulta deve ser realizada prioritariamente de forma presencial em qualquer agência comercial do Itaú. Além disso, caso possua conta na Itaú Corretora, os dados de sua posição podem ser acessados no menu “Carteira”, item “Escrituração de Ações”. Lembramos que caso você ainda não possua conta, o cadastro estará sujeito a avaliação.


Venda

Caso você tenha ações custodiadas pelo Itaú e queira vendê-las é necessário que elas sejam transferidas para a sua conta aqui na Itaú Corretora. Confira como fazer:

Se você é correntista do Itaú:

Com seu cadastro concluído, clique sobre o menu “Perfil” e clique em “Transferência da custódia escritural para a Itaú Corretora” localizado no canto inferior direito;

• Lá você encontra um formulário chamado OTA (Ordem de Transferência de Ações). Preencha-o, imprima, assine e reconheça firma do documento e junte cópias autenticadas de seus documentos pessoais (RG e CPF) e de um comprovante de residência recente.

• Envie a documentação para a corretora ao endereço:
Itaú Corretora de Valores S.A.
Ger Op Corretoras - Unidade de Custódia
Rua Ururaí, no. 111 - Prédio B - Térreo
Tatuapé - São Paulo - SP
CEP 03084-010

• Certifique-se de que seu cadastro no escriturador está atualizado e correto.

Se você não é correntista do Itaú:

Faça seu cadastro na Itaú Corretora; selecione a aba Não Correntista > Quero me cadastrar, e seguir o passo a passo. O processo é simples, gratuito e totalmente online. Com seu cadastro concluído, clique sobre o menu “Perfil” e clique em “Transferência da custódia escritural para a Itaú Corretora” localizado no canto inferior direito;

• Lá você encontra um formulário chamado OTA (Ordem de Transferência de Ações). Preencha-o, imprima, assine e reconheça firma do documento e junte cópias autenticadas de seus documentos pessoais (RG e CPF) e de um comprovante de residência recente.

• Envie a documentação para a corretora ao endereço:
Itaú Corretora de Valores S.A.
Ger Op Corretoras - Unidade de Custódia
Rua Ururaí, no. 111 - Prédio B - Térreo
Tatuapé - São Paulo - SP
CEP 03084-010

• Certifique-se de que seu cadastro no escriturador está atualizado e correto.


Perguntas frequentes

O serviço de escrituração de ações do Itaú tem regras e canais de contato diferentes dos da Itaú Corretora.
Confira as dúvidas mais frequentes sobre escrituração de ações e as respostas para elas.

 

O que é o serviço de escrituração de ações?

É o serviço de guarda de suas ações. O escriturador é a instituição contratada pela empresa que tem ações negociadas em bolsa para realizar a guarda, atualização, coordenação de eventos corporativos, pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio, além de também realizar o atendimento a acionistas.

Como funciona o voto à distância (ICVM 561) no Itaú?

Os acionistas com posição acionária em livro escritural do Itaú contam com a comodidade de votar nas assembleias pela internet. Acesse o site da Assembleia Digital para conhecer a solução.

Quais são os canais de atendimento aos investidores?

Para esclarecer dúvidas, obter informações ou utilizar nossos serviços, entre em contato, em dias úteis das 9h às 18h, pelo telefone: 3003-9285 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800 720 9285 para as demais regiões.

Qual a diferença entre manter ações em uma corretora de valores ou no sistema escritural?

As ações custodiadas na corretora estão disponíveis para negociação imediata. Você pode vendê-las assim que precisar ou identificar uma boa oportunidade.

Já as ações custodiadas com o escriturador precisam ser transferidas para uma corretora de valores para serem negociadas. O pedido de transferência da custódia das ações pode demorar alguns dias. Portanto, você só conseguirá negociar suas ações após a conclusão da transferência. Para saber mais sobre o procedimento de transferência de custódia, veja a pergunta abaixo.

Como realizar a transferência de minhas ações do sistema escritural para uma corretora de valores?

O primeiro passo é ter cadastro em uma corretora de valores.

Em seguida, você deverá preencher um formulário chamado OTA (Ordem de Transferência de Ações). Imprima, assine e reconheça firma do documento e, juntamente com cópias autenticadas de seus documentos pessoais (RG e CPF) e de um comprovante de residência recente, envie para a corretora com a qual você possui relacionamento.

Para sua comodidade, no site da Itaú Corretora (www.itaucorretora.com.br) você encontra este formulário. Basta entrar no menu “Perfil” e clicar em “Transferência da custódia escritural para a Itaú Corretora”, localizado no canto inferior direito da tela.

Se você é correntista do Itaú, pode fazer seu cadastro na Itaú Corretora de modo fácil e rápido, basta digitar sua agência e conta no alto da página inicial do site e seguir o passo a passo.

Se você não é correntista do Itaú, pode realizar um cadastro na Itaú Corretora; selecione a aba Não Correntista > Quero me cadastrar, e seguir o passo a passo. O processo é simples e totalmente online.

Com seu cadastro concluído, entre no menu “Perfil” e clique em “Transferência da custódia escritural para a Itaú Corretora” localizado no canto inferior direito.

Certifique-se de que seu cadastro no escriturador está atualizado e correto.

Veja na próxima pergunta o procedimento de atualização de cadastro com o escriturador.

Como faço a atualização de meus dados cadastrais com o escriturador?

Você deverá seguir os procedimentos contidos neste documento.

Como posso consultar minha posição de ações?

Você pode consultar as principais informações sobre suas ações em sistema escritural em sua conta corrente no banco Itaú ou de forma presencial nas agências da rede.

Se você é correntista do Itaú, acesse sua conta e no menu Investimentos consulte Meus Investimentos > Ações escrituradas pelo Itaú. Para saber como consultar sua posição de ações sem acessar a internet, veja a pergunta abaixo.

Se você não é correntista do Itaú, a consulta pode ser realizada em qualquer agência comercial do Itaú. O solicitante deve portar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de dados bancários. Confira mais informações neste documento. Além disso, caso possua conta na Itaú Corretora, os dados de sua posição podem ser acessados no menu Carteira > Escrituração de Ações. Lembramos que caso você ainda não possua conta, o cadastro estará sujeito a avaliação e a consulta só estará disponível após sua ativação.

Como posso consultar meus Informes de Rendimentos de ações?

Você pode consultar o Informe de Rendimentos comparecendo presencialmente a uma agência Itaú ou em sua conta corrente no banco.

Correntistas do Itaú: acesse sua conta e siga a rota no menu Conta Corrente > Declaração de Imposto de Renda > Informe de Rendimentos Financeiros*.

Não correntistas do Itaú: a consulta pode ser realizada em qualquer agência comercial do Itaú. O solicitante deve portar documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de dados bancários. Confira mais informações neste documento. Além disso, caso possua conta na Itaú Corretora, a consulta pode ser realizada no menu Carteira > Escrituração de Ações. Lembramos que caso você ainda não possua conta, o cadastro estará sujeito a avaliação e a consulta só estará disponível após sua ativação.

*Apenas Pessoa Física

 
O que preciso fazer para obter a posição acionária em casos de falecimento do acionista?

Você deverá seguir os procedimentos contidos neste documento.

Como recebo os dividendos e/ou juros sobre capital distribuídos pelas empresas das quais tenho ações?

O valor será creditado conforme os dados bancários indicados no seu cadastro. Se a empresa que você possui ação pagou dividendos e / ou juros sobre capital e você não recebeu, você deverá providenciar a atualização do seu cadastro o quanto antes. Confira como atualizar o seu cadastro com o escriturador nas perguntas acima.

É importante você manter seus dados atualizados, pois os proventos não reclamados prescrevem após 3 anos a contar da data em que foram colocados à disposição.

O imposto de renda devido, no caso dos juros sobre capital próprio, será retido na fonte ou no ato em que se efetivar o pagamento, já em dividendos não há incidência de imposto de renda.

Como faço para realizar a subscrição de minhas ações que estão no ambiente escritural?

Você deve comparecer a qualquer agência do Itaú e apresentar o boletim de subscrição de ações encaminhado via correio. Você também pode consultar e imprimir o boletim de subscrição pela internet.

Se você é correntista do Itaú, basta acessar sua conta.

Se você não é correntista do Itaú, a consulta pode ser feita pelo site da Itaú Corretora (www.itaucorretora.com.br).

Caso queira subscrever eventuais sobras de ações, é preciso já deixar indicado esse interesse no documento.

Como posso transferir ações que estão fora do ambiente de bolsa?

Aqui, você encontra um check list que o ajudará a reunir todos os documentos necessários para este procedimento.

No mesmo arquivo também está o formulário que deve ser preenchido e entregue juntamente com os seus documentos.

Como posso transferir ações escriturais em caso de falecimento?

Aqui, você encontra um checklist que o ajudará a reunir todos os documentos necessários para este procedimento.

No mesmo arquivo também está o formulário que deve ser preenchido e entregue juntamente com os seus documentos.

Quais são os procedimentos para realizar doação de ações?

Aqui, você encontra um check list que o ajudará a reunir todos os documentos necessários para este procedimento.

No mesmo arquivo também está o formulário que deve ser preenchido e entregue juntamente com os seus documentos.