FIAgro
FIAGROs: Relatório Quinzenal
Classificação
Os tipos de ativos nos quais um FIAgro pode investir dependem da sua modalidade:
i) FIAgro: diretos creditórios;
ii) FIAgro-FII: ativos imobiliários, CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio);
iii) FIAgro-FIP: participações em sociedade.
Na atual regulação¹, estes fundos voltados para o agronegócio devem ser estruturados adotando-se apenas um dos modelos acima, não sendo permitidas estruturas híbridas. Atualmente, o FIAgro-FII é a modalidade predominante entre os FIAGROs em análise ou registrados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Embora o agronegócio represente uma fatia relevante do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – de cerca de 20% nos últimos dez anos (Fonte: Itaú BBA), considerando todas as atividades da cadeia produtiva agroindustrial, o estoque de instrumentos de mercado e de captação bancária para financiar o setor é baixo quando comparado a outros segmentos da economia. Nesse contexto, o FIAgro surge como uma nova alternativa para o financiamento do agronegócio.
Os rendimentos recebidos pelo FIAgro, obtidos com venda ou locação de imóveis rurais, podem ser distribuídos periodicamente aos seus cotistas.
No caso da aplicação do FIAgro em títulos e valores mobiliários, a renda se originará dos rendimentos distribuídos por esses ativos ou ainda pela diferença entre o seu preço de compra e de venda (ganho de capital).
É importante ressaltar que o FIAgro pode ser constituído tanto sob a forma de condomínio fechado, quanto sob a forma de condomínio aberto. Observado que os atuais FiIAgro-FII, por força da regulamentação presente na Instrução CVM 472, são constituídos somente sob a forma de condomínio fechado.
Vantagens:
Diversificação: Contemplam diferentes categorias de ativos do mercado agroindustrial2, como imóveis rurais, participação em sociedades e ativos financeiros que integrem a cadeia produtiva agroindustrial2, por exemplo.
Facilidade: Aplicar em ativos das cadeias produtivas agroindustriais sem a necessidade de realizar a compra de um imóvel rural.
Não é preciso desembolsar todo o valor normalmente exigido para investimento em um imóvel;
Todo o conjunto de tarefas ligadas à administração de um imóvel rural fica a cargo dos profissionais responsáveis pelo fundo: busca dos imóveis rurais, trâmites de compra e venda, manutenção, impostos etc.
Como investir?
O procedimento para investir em FIAgros é exatamente igual ao da compra de uma ação. Basta acessar o menu Compre > Ações e digitar o código de negociação do FIAgro que deseja comprar. As cotas destes fundos também estão disponíveis, periodicamente, em ofertas públicas de distribuição: acompanhe no Menu Compre > Ofertas Públicas.
Quem pode investir?
O investimento em FIAgros é recomendado para os perfis Moderado, Arrojado e Agressivo.
Principais fatores de risco
Risco de liquidez: associado à ausência de contrapartes no mercado para que as posições do investidor possam ser vendidas de forma ordenada, isto é, sem impactos significativos nos preços.
Risco de mercado: consiste no risco de perdas decorrentes da variação de preço dos ativos devido a condições de mercado, como fatores macroeconômicos, políticas públicas, sazonalidade e vacância.
Risco de crédito: possibilidade de perdas associadas ao não cumprimento, pelos emissores dos ativos da carteira, das obrigações por falta de recursos, de forma parcial ou integral. Também associado à deterioração na classificação de risco desses emissores.
Risco do ambiente: consiste no risco de perdas decorrentes de fatores ambientais, como alterações climáticas e distúrbio por pragas biológicas.
Risco de governança: risco da não aderência, por parte do gestor, à política de investimentos e às boas práticas, sua má gestão ou má conduta. Também o risco de conflito de interesse entre as partes envolvidas: administrador, gestor, sócios, empresas ligadas, prestadores de serviços, cotistas e emissores de ativos.
Risco institucional: risco de os poderes federais intervirem significativamente nas suas políticas e normas, causando impactos sobre os mais diversos setores e segmentos do país, causando instabilidade política, social e econômica. Nesse cenário, efeitos adversos relacionados aos fatores mencionados podem impactar negativamente o patrimônio fundo, a rentabilidade e o valor de negociação das cotas.
Tributação
Os ganhos de capital e os rendimentos auferidos na alienação ou no resgate de cotas dos Fiagro sujeitam-se à incidência do imposto de renda à alíquota de 20% (vinte por cento) (i) na fonte, no caso de resgate, e (ii) às mesmas normas aplicáveis aos ganhos de capital ou aos ganhos líquidos auferidos em operações de renda variável, nos demais casos³. Os rendimentos distribuídos pelos FIAgros são isentos de imposto de renda, na fonte e na declaração de ajuste anual, para pessoa física4 desde que sejam atendidos os seguintes requisitos: - As cotas do fundo devem ser admitidas para negociação exclusivamente em bolsa de valores ou mercado de balcão organizado;
- O fundo possua um número mínimo de 50 cotistas;
- O cotista não detenha 10% ou mais da totalidade das cotas do fundo e cujas cotas não lhe deem direito ao recebimento de rendimento superior a 10% do total de rendimentos auferidos pelo fundo.
O conteúdo aqui apresentado tem caráter meramente informativo e reflete o conteúdo previsto na legislação tributária em vigor, que pode ser consultada diretamente no Portal da Legislação disponível no site do Planalto (http://www4.planalto.gov.br/legislacao/). O Itaú Unibanco recomenda que seus clientes consultem um assessor tributário para dirimir eventuais dúvidas antes de realizar um investimento.
Custos
Investindo com a Itaú Corretora, você conta com taxa zero de corretagem ao investir no Home Broker via canais digitais (autoatendimento). Via atendimento telefônico e Mesa de Operações (Mesa Assessoria), acesse a Tabela Bovespa.Em todos os casos, a taxa de custódia da Itaú Corretora é zero. A B3 cobra ainda os emolumentos, ou seja, um percentual sobre o volume das operações. Clique aqui para conferir todas as taxas cobradas pela B3.
Adicionalmente, vale destacar que o FIAgro pode possuir custos como taxa de administração, taxa de performance, taxa de ingresso, taxa de saída, entre outros custos que podem impactar diretamente o valor da cota do FIAgro.
Política de remuneração do distribuidor
A instituição é remunerada pela distribuição do produto.
Para maiores detalhes, consulte a política.
Confira a política

1.Atualmente, os FIAgros são regulamentados por meio da Resolução 39 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).De caráter experimental e transitório, ela se vale de regulação já existente para fundos de direitos creditórios (ICVM 356), FIIs (ICVM 472) e FIPs (ICVM 578)..
2. Observada a atual limitação para esta categoria de fundo de investimento, que até a alteração da Resolução CVM 39, deverá possuir em seu regulamento uma política de investimentos plenamente aderente às regras de composição e diversificação de carteira de ativos aplicáveis à categoria na qual o fundo for registrado.
3. Conforme previsto no art. 20-C e art. 20-D da Lei nº 8.668, de 25 de junho de 1993.
4.Conforme previsto no art. 3º, III, e parágrafo único, da Lei nº 11.033, de 21 de dezembro de 2004.
___
É muito importante que você conheça, e que seus investimentos adequem-se ao seu perfil de investidor - basta preencher um rápido questionário e você pode atualizá-lo sempre que necessário.
Este material não representa, e nem contém, garantia de rentabilidade futura e nem representa consultoria tributária para os investidores. Os investidores devem estar cientes dos riscos inerentes aos diversos mercados em que os fundos atuam e das possíveis variações do valor investido. O(s) produto(s) aqui citado(s) não necessariamente está(ão) disponível(is) para todas as categorias de investidores, portanto é necessária a leitura do regulamento do fundo para identificar seu público-alvo, bem como tributação aplicável à cada tipo de fundo investido. Recomenda-se a leitura completa do prospecto e do regulamento do fundo de investimento pelo investidor antes da aplicação de recursos.
Os FIagros não contam com garantia do administrador do fundo, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de créditos - FGC.
O mercado de bolsa de valores é considerado de alto risco porque pode sofrer grandes oscilações causadas por alterações políticas e econômicas, entre outras, no Brasil, exterior e emissor.
O mercado de renda fixa não é isento de riscos, os quais são representados, principalmente, pelos riscos de crédito do emissor, iliquidez e alterações político-econômicas, no Brasil ou exterior, dentre outros.
Este material tem como objetivo único fornecer informações e não constitui nem deve ser interpretado como recomendação ou consultoria quanto à manutenção, compra ou venda de ativos financeiros e valores mobiliários, bem como sua respectiva tributação. Não é considerado o perfil específico de um determinado investidor. Preços, taxas e disponibilidade de investimentos estão sujeitos a alteração sem prévio aviso. Este material e a rentabilidade passada não contêm ou representam garantia de rentabilidade futura. A Itaú Corretora exime-se de toda e qualquer responsabilidade por prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material. O conteúdo deste material não pode ser reproduzido ou distribuído a terceiros sem prévio e expresso consentimento da Itaú Corretora. Consultas, sugestões, reclamações, críticas, elogios e denúncias, fale com a Central de Atendimento: para correntistas 4004-3131* (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 722 3131 (demais localidades) ou para não correntistas 4004-3005* (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 726 3005 (demais localidades), em dias úteis, das 9h às 18h, ou entre em contato com o Fale Conosco no website www.itaucorretora.com.br. Se necessário, utilize o SAC Itaú: 0800 728 0728. Caso não fique satisfeito com a solução apresentada, de posse do protocolo, contate a Ouvidoria Corporativa Itaú: 0800 570 0011 (em dias úteis das 9h às 18h) ou Caixa Postal 67.600, São Paulo-SP, CEP 03162-971. Deficientes auditivos, todos os dias, 24h, 0800 722 1722. *Custo de ligação localSac/Ouvidoria