Imposto de Renda 2019

Imposto de renda: como encontrar as informações que você precisa na Itaú Corretora

Na Itaú Corretora você encontra todo o suporte necessário para fazer sua declaração de ajuste anual do imposto de renda (IR). O período para a entrega da declaração de 2019 (ano-base 2018) vai de 7 de março a 30 de abril.

Confira onde encontrar os documentos necessários e perguntas frequentes sobre como declarar seus investimentos.
 

Acesse em um click:

 

 



Documentos necessários



Importante: para acessar os documentos abaixo, você deve primeiro fazer o login no site da Itaú Corretora.

 

Informe de rendimentos

Este documento é necessário caso você tenha possuído, ao longo do ano anterior, investimentos em produto de renda fixa (títulos públicos e debêntures). Nele você consulta informações sobre saldos em contas, rendimentos isentos e não tributáveis, rendimentos tributáveis, entre outras. Acesse agoraPara acessar o informe de rendimentos, faça o login no site da Itaú Corretora e utilize o menu Carteira > Informe de rendimentos.

Posição acionária

Lista os ativos (ações, ETFs, debêntures e fundos imobiliários) que você possuía em carteira no último dia do ano anterior e que você deve informar na sua declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. Acesse agoraPara acessar sua posição acionária, faça o login no site da Itaú Corretora e utilize o menu Carteira > Informe de rendimentos > Posição acionária.

Minhas ofertas públicas

Mostra a relação de todas as ofertas públicas das quais você participou, com valor reservado, preço e quantidade. Acesse agoraPara acessar suas ofertas públicas, faça o login no site da Itaú Corretora e utilize o menu Carteira > Minhas ofertas públicas.

Nota de corretagem

Traz informações importantes que ajudam em sua declaração de IR, como o valor financeiro das operações que você realizou em determinada data, além dos gastos com corretagem e emolumentos. Acesse agoraPara acessar suas notas de corretagem, faça o login no site da Itaú Corretora e utilize o menu Carteira > Nota de corretagem


Guia IR Itaú 2019

Para ajudar no preenchimento do formulário da declaração anual de Imposto de Renda, faça aqui o download da versão para impressão do Guia IR Itaú 2019 .


Perguntas frequentes

Confira abaixo perguntas comuns sobre a declaração de Imposto de Renda

Como declarar a compra de ações pela primeira vez?

Como declarar os ganhos obtidos?

Onde declarar a carteira de ações na declaração de ajuste anual?

Onde e como lançar as informações de compra e venda de ações na declaração anual? Devo informar inclusive os prejuízos?

Quando adquiro uma ação, onde efetuo o lançamento na declaração de ajuste anual?

Como posso consultar minha posição de ações no ambiente escritural?

Como posso consultar meus Informes de Rendimentos de ações no ambiente escritural?

Como declarar rendimentos auferidos com aluguel de ações?

Como declarar o saldo das operações relacionadas ao aluguel de ações?

Como declarar posição short?

Confira outras dúvidas comuns sobre o Imposto de Renda


Gerenciador de IR Itaú Corretora

Se desejar, você ainda conta com a facilidade da ferramenta Gerenciador de IR, oferecida pela Itaú Corretora. É uma ferramenta de cálculo de IR que ajuda a controlar seu imposto devido em renda variável, funcionando com base em sua carteira de ações na Itaú Corretora.

Com o Gerenciador de IR, você consegue visualizar o rendimento das suas operações realizadas a cada mês e gerar relatórios que auxiliam em sua declaração de ajuste anual do imposto de renda. A ferramenta tem um custo mensal de R$ 50. Para saber mais, acesse o menu Serviços > Ferramentas > Gerenciador de IR ou assista ao vídeo explicativo que preparamos.

Como funciona o gerenciador

Ao contratar a ferramenta, informe seus dados apenas uma vez. Depois, o Gerenciador calcula automaticamente, todos os meses, o IR devido.



ou saber mais sobre a ferramenta