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Perguntas Frequentes
- Como faço para me cadastrar na Itaú Corretora?
Cadastrar-se na Itaú Corretora é fácil e rápido. Em apenas cinco passos você preenche o seu cadastro. Para mais informações, acesse o passo a passo.
Se você não é correntista Itaú, clique na aba “Não correntista” no canto alto direito da tela e depois em “Quero me cadastrar”.
- Quais as vantagens do cliente Itaú Corretora que também tem conta-corrente no Itaú?
Na Itaú Corretora você conta com a comodidade da integração total com sua conta-corrente, sem necessidade de transferência de recursos. Os débitos e créditos de suas operações são realizados diretamente em/de sua conta-corrente, o que evita que você pague por transferências (DOC ou TED).
- Eu nunca investi em ações. Como vou saber o que comprar?
Aqui na Itaú Corretora você nunca está sozinho na hora de investir. Temos uma equipe de assessores e analistas sempre prontos para tirar suas dúvidas e fazer sugestões de investimento respaldadas em forte conhecimento de mercado.
- Como posso aprender mais sobre o funcionamento do mercado?
O home broker da Itaú Corretora possui uma seção direcionada especialmente para quem está dando os primeiros passos no mercado. Acesse a página Aprenda e aumente seus conhecimentos sobre investimento em ações.
- Eu consigo falar diretamente com os analistas da Itaú Corretora?
Diariamente, você pode participar dos chats do Estrategista e do Grafista, para tirar suas dúvidas e receber recomendações de investimento de acordo com seus objetivos e interesses. Além disso, você também pode interagir com nossos analistas nos Blogs.
- Como realizo compras ou vendas de títulos públicos (Tesouro Direto) no site da Itaú Corretora?
O primeiro passo é acessar o menu Compre > Tesouro Direto e assinar o termo de adesão ao Tesouro Direto.
Compra
- Acesse a tela de Compra, confira os títulos públicos disponíveis e escolha aquele que deseja comprar.
- Após selecionar o título escolhido, informe o valor que deseja investir na coluna "Valor a investir". Você pode fazer compras sem limite mínimo,podendo investir a partir de 1% do valor do título, nas operações diretas ou agendadas.
- Clique em "Continuar"
- Na próxima tela, informe sua senha do cartão ou sua assinatura eletrônica e confirme a operação.
- Importante: no caso de clientes correntistas do Itaú Unibanco, o débito das compras de títulos públicos é efetuado sempre em conta-corrente, mesmo que você utilize o serviço da Conta Corretora. No caso de cliente não correntista, é preciso ter em sua conta gráfica os recursos necessários para o pagamento da operação.
- As operações de compra que forem realizadas entre 0h e 18h serão liquidadas após um dia útil (D+1) e as realizadas entre 18h e 23h59 serão liquidadas dois dias úteis após a operação.
Venda
- Acesse a tela de Venda de títulos públicos. Informe a data para a realização da venda dos seus títulos e, depois, a quantidade a ser vendida.
- É possível vender múltiplos de 0,01 (ou 1%) de cada título. Lembre-se de que as vendas no Tesouro Direto acontecem entre as 9h30h e as 5h e, nos dias de reunião do Copom, só é possível vender Tesouro Selic (antiga LFT).
- Clique em “Continuar” e, na tela seguinte, informe a senha de seu cartão ou sua assinatura eletrônica para confirmar a operação.
- Importante: o crédito da venda de seus títulos será realizado sempre em sua conta de liquidação cadastrada na Itaú Corretora ou, no caso de cliente não correntista, em sua conta gráfica.
Saiba mais aqui
- O que é o serviço de escrituração de ações?
O serviço de escrituração de ações do Itaú tem regras e canais de contato diferentes dos da Itaú Corretora. Todas as informações a respeito deste serviço podem ser encontradas aqui.
- Como faço cadastro na Itaú Corretora e depois solicito a transferência de custódia?
Se você é correntista do banco Itaú, pode fazer seu cadastro gratuitamente na Itaú Corretora – basta digitar sua agência e conta no alto da página inicial do site e seguir o passo a passo.
Depois, basta se logar no site da Itaú Corretora e seguir as instruções no menu Perfil. No final da tela, você encontrará todas as explicações para a realização da transferência de custódia.
Se você não é correntista Itaú, pode abrir uma conta de investimentos íon clicando aqui.
Com seu cadastro concluído, seguir no menu Perfil > Ajuda > Como Transferir os meus investimentos de outras corretoras para a Itaú Corretora, para que sejam refletidos no Íon?
- Quais são os horários para movimentação de garantias?
O período para movimentação (depósito, retirada, distribuição e transferência) de garantias estende-se de 07h30 às 18h30, com restrições relacionadas às grades de horários próprias das instituições externas à câmara envolvidas na movimentação de garantias, tais como centrais depositárias e o Banco BM&FBOVESPA.
A tabela a seguir apresenta a grade horária para movimentação de garantias (horário de Brasília).
Horário
Evento
07h30
Início do período para movimentação de garantias.
Início do monitoramento, pela câmara, do atendimento de chamada de margem e de demais garantias.
13h00
Término do período de depósito de garantias para atendimento das chamadas de garantia do dia.
Término do período para retirada, via janela de liquidação, de garantias constituídas por cotas de fundos selecionados ou moeda nacional.
16h00
Término do período para movimentação de garantias em cotas de fundos selecionados via Banco BM&FBOVESPA.
Término do período para movimentação de garantias em moeda nacional.
17h00
Encerramento do período para movimentação de garantias de comitentes não residentes nos termos da Resolução CMN n.º 2.687.
18h30
Encerramento do período para movimentação de garantias que não as de comitentes não residentes nos termos da Resolução CMN n.º 2.687.
Para saber mais, clique aqui.
- Quais são os custos com corretagem ou onde posso encontrar esses valores?
Você encontra todos os custos e taxas envolvidos na negociação de e custódia de seus investimentos em renda variável (ações, opções, ETFs e fundos de investimento imobiliário) e renda fixa (Tesouro Direto, debêntures, LCA, LCI, CRI e CRA) em nossa página de Custos Operacionais.
Saiba mais aqui- Como transferir recursos para sua conta corretora?
A Conta Corretora foi desenvolvida pela Itaú Corretora para que você tenha mais comodidade na hora de negociar ações ou opções. Com essa facilidade, você realiza depósitos antecipados de recursos para utilizar em seus investimentos no mercado de renda variável, separando a movimentação na corretora da sua conta corrente no banco.
Você pode optar pela utilização da Conta Corretora acessando o menu Perfil > Alteração de modalidade. Caso não possua conta no Itaú ou tenha vindo da Citi Corretora, a utilização da Conta Corretora está ativada por padrão. Para começar a investir com sua Conta Corretora, você deve transferir os recursos que deseja utilizar na compra de ações e opções para a conta da Itaú Corretora:
Banco: 341 - Itaú
Agência: 2040
Conta: 00073-5
CNPJ: 61.194.353/0001-64
Importante: a transferência de recursos deve ser feita a partir de uma conta corrente da mesma titularidade (CPF) que consta em seu cadastro na Itaú Corretora.- Quais são os ativos negociados através do home broker da Itaú Corretora?
Para visualizar a lista de ativos negociados através do home broker da Itaú Corretora, clique aqui.
Lembre-se de que a negociação da de alguns ativos através do home broker pode ser suspensa ou desativada sem aviso prévio em razão de exigências regulatórias ou baixa liquidez do mercado.- Espólio: Como faço para informar o falecimento e ter acesso a posição/saldo de ativos do titular falecido?
Sentimos muito e sabemos que esse é um momento delicado. Vamos te ajudar no que for necessário.
Para informar o falecimento e ter acesso a posição/saldo de ativos do titular falecido, basta seguir com as orientações que constam no link em questão: Como informar o falecimento de um cliente ao Itaú? | Atendimento Itaú (itau.com.br)- Espólio: Como faço para realizar a venda ou transferência de ações do titular falecido?
Sentimos muito e sabemos que esse é um momento delicado. Vamos te ajudar no que for necessário.
Caso não saiba a posição na Corretora, realize o passo a passo disponível na pergunta “Espólio: Como faço para informar o falecimento e ter acesso a posição/saldo de ativos do titular falecido?”.
Caso já tenha o inventário para seguir com a partilha/liberação dos ativos, siga as seguintes instruções.
Para solicitar a abertura de um processo de espólio, tenha em mãos:
- Documento de partilha*
- Certidão de Óbito
- Extrato comprobatório**
- Formulário de partilha de bens
* Os documentos de partilha podem ser:
- Judicial: Alvará, Ofício ou Formal de Partilha;
- Extrajudicial: Escritura Pública de Inventário e Partilha.
**Caso o documento de partilha não apresente as quantidades dos ativos custodiados na Itaú Corretora e mencione apenas o valor financeiro, é obrigatório apresentar o extrato/documento utilizado para declarar os bens, para seja possível comprovar que os ativos foram devidamente declarados e em quais itens foram declarados. O valor desse extrato deve ser exatamente igual ao que consta no documento de partilha. Para auxiliá-los na apresentação do extrato que precisamos, segue alguns questionamentos. Qual documento foi apresentado no cartório/ao juiz para fazer a declaração dos bens? Nesse documento constava os ativos sob custódia da corretora? Em caso positivo, precisamos desse mesmo documento para comprovação. Clique aqui para visualizar um exemplo.
Solicitamos que compareça em qualquer agência Itaú com os documentos listados acima.
Para mais informações sobre o processo de Espólio clique aqui
A documentação entregue na agência passará por análise do nosso departamento jurídico e, após a autorização da partilha, o(s) herdeiro(s)/inventariante(s) receberão um e-mail solicitando o envio do Formulário de partilha de bens preenchido, após a validação do formulário, ele será encaminhado para assinatura eletrônica via Certisign.
Está com problemas para realizar a assinatura do formulário? Clique aqui e acesse um passo a passo para auxiliá-lo(a).
Após as assinaturas o processo seguirá para processamento das vendas ou transferências dos ativos.
Na etapa de venda ou transferência dos ativos, a média é de 7 a 10 dias úteis, podendo variar conforme liquidez dos ativos. Ressaltamos que para transferência para outras Corretoras, o prazo é de 15 dias úteis, pois é necessário análise e validação da contraparte.
Importante: Para orientações de abertura de processos dos ativos sob custódia do Ambiente Escritural do Itaú. Por favor, contatar o Canal de Atendimento ao Acionistas no telefone (11)3003-9285 ou 0800-720-9285. Em caso de dúvidas, baixe aqui a nossa FAQ- Como faço para cancelar o meu cadastro e encerrar o vínculo com a Itaú Corretora de Valores na consulta do relatório CCS BACEN?
Para a inativação definitiva do cadastro, é necessário entrar em contato com o canal de atendimento e efetuar a solicitação. Após 3 dias úteis da inativação, constará o encerramento do vínculo com a Itaú Corretora de Valores na sua consulta no CCS do Bacen.
O Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional (CCS) é um sistema que registra a relação de instituições financeiras e demais entidades autorizadas pelo Banco Central com as quais o cliente possui algum relacionamento (como conta corrente, poupança e investimentos). O CCS informa a data do início e, se for o caso, a data do fim do relacionamento com a instituição, mas não contém dados de valor, de movimentação financeira ou de saldos de contas e aplicações.- Como alterar a conta-corrente em que suas operações são liquidadas?
Para alterar a conta-corrente em que suas operações na corretora são liquidadas, encerre esta sessão e faça novamente seu loguin no home broker utilizando a conta-corrente que será sua nova conta de liquidação. Você já será imediatamente direcionado para a tela de alteração com as instruções necessárias.
- Como transferir a custódia de ativos da Itaú Corretora para outros custodiantes?
Para solicitar a transferência de custódia de Renda Variável, Renda Fixa privada, Opções (se houver garantia, preencha as garantias), Termo e BTC para outros custodiantes, é imprescindível que seu cadastro na Itaú Corretora esteja devidamente atualizado.
Siga os passos abaixo para fazer a transferência:
1. Faça o Download do formulário;
2. Preencha todos os campos do documento corretamente:
-
- • Nos campos para identificação de dados do investidor: Informe seu nome, endereço e CPF conforme seu cadastro na Itaú Corretora;
- • No item Instituição do Investidor Cedente: Informe o código da Itaú Corretora (114-7) e seu CCI (código de cliente). É possível encontrar seu CCI nas boletas de compra ou venda de ações, para isso acesse os menus compre > Ações ou Venda > Ações e informe o código do iToken – você encontrará o CCI na tela seguinte.
- • No item Identificação do Investidor Cessionário: Informe seus dados pessoais, o código da corretora que deseja transferir seus títulos (corretora destino), e seu código de cliente (CCI) na nova corretora. Identifique se Investidor Cessionário é Pessoa Vinculada à Instituição, assinalando umas das opções.
- • Informe também, quais os títulos a serem transferidos e suas respectivas quantidades, conforme exemplo abaixo:
- • Nos campos para identificação de dados do investidor: Informe seu nome, endereço e CPF conforme seu cadastro na Itaú Corretora;
Ativo: escreva o código de ativo que deseja transferir (exemplo: CDB1195V2X2 ou AEGPA8);
Tipo de ativo: nesse campo preencher o tipo de ativo (exemplo: CDB, DEB, FII, AÇÃO etc.);
Quantidade: nesse campo preencher a quantidade exata que deseja transferir. Importante: Não seguiremos com o processo de STVM, caso a quantidade de algum ativo não esteja em conformidade com a quantidade exata do ativo em custódia na Itaú Corretora.
Valor: Informar o valor sob o qual o ativo será transferido, que, em regra, deve corresponder ao valor de mercado.-
- • Motivo da transferência: selecione um dos motivos que faça referência à sua solicitação.
- • No item Declarações Complementares para Efeito de Imposto de Renda: assinale uma das alternativas e preencha devidamente os campos “local e data” e “assinatura do investidor”.
- • Motivo da transferência: selecione um dos motivos que faça referência à sua solicitação.
3. Realize o reconhecimento de sua assinatura, ela pode ser feita de duas formas:-
- • Assinatura eletrônica - pelas plataformas ClickSign, Certisign, Docusign, Gov.br e certificados emitidos pela ICP-Brasil;
- • Assinatura com reconhecimento de firma por autenticidade ou semelhança.
- • Assinatura eletrônica - pelas plataformas ClickSign, Certisign, Docusign, Gov.br e certificados emitidos pela ICP-Brasil;
4. Encaminhe o formulário preenchido e assinado, através do seu e-mail cadastrado na Itaú Corretora, para itaucortransferencia@itau-unibanco.com.br com o assunto “STVM – MESMA TITULARIDADE | Nome do Cliente | CPF do Cliente".
5. O formulário será analisado e você receberá em seu e-mail de cadastro informações sobre a validação ou orientações para correção, se necessário;
6. Atenção: a Itaú Corretora poderá entrar em contato em seu telefone cadastrado para confirmar a sua solicitação;
7. Após todas as validações, o processo será concluído em até 2 dias úteis.
Caso seja de sua preferência, também é possível preencher a Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM), assinar, reconhecer firmas por autenticidade ou semelhança e enviar para a Itaú Corretora de Valores S.A pelos correios:
BackOffice Itaú Corretora, Expedição Centro Empresarial - Itaú Unibanco
Praça Alfredo Egydio de Souza Aranha, 100
Torre Walter Moreira Sales, 1º subsolo
CEP: 04344-902 - São Paulo/SP
Após enviar sua solicitação, entre em contato com a corretora que deseja transferir seus títulos (corretora destino) a fim de garantir que a transferência seja concluída.
Caso necessite de maiores informações, entre em contato com o nosso canal de atendimento:
Atendimento Itaú Corretora
Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828*
Demais localidades: 0800 970 4828 para telefones fixos
*Não há necessidade de discar o código de área. Custo de ligação local.
Para ser direcionado para o atendimento da corretora, verbalize "Corretora de Valores".
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- Sou cliente conta íon. Como transferir a custódia das minhas ações da custódia escritural para Itaú Corretora?
Envie um feedback no ambiente logado dentro do app do íon, através da rota Perfil> Minha Opinião> Conta íon. Depois, vamos encaminhar um formulário de transferência de custódia e informar os próximos passos.
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