Fundo de Investimento Imobiliário

Ao investir em um Fundo de Investimento Imobiliário (FII), você pode se tornar sócio de diversos imóveis e ainda contar com a flexibilidade de negociar seus ativos na bolsa de valores, diretamente pelo home broker.

Um fundo imobiliário é uma espécie de condomínio de investidores, que se reúnem para aplicar nos diversos negócios do setor imobiliário, como construção de shopping centers, compra e venda de edifícios comerciais e arrendamento de galpões.

Dessa forma, mesmo o investidor sem recursos para a compra de um imóvel pode ter acesso a esse tipo de ativo, diversificando sua carteira. Além disso, a maioria dos fundos distribui rendimentos mensais a seus cotistas, numa espécie de aluguel proporcional ao número de cotas que você possui.*

* Por lei, 95% do resultado líquido auferido pelo fundo imobiliário, segundo o regime de caixa, devem ser distribuídos ao cotista, com base em balanço ou balancete semestral encerrado em 30 de junho e 31 de dezembro de cada ano.

Imóvel x Fundo Imobiliário

Imóveis Fundo Imobiliário

Para investir em imóveis, você precisa sair à procura de um bom imóvel, negociar com corretores e se informar sobre o mercado.

X

Os investimentos são definidos por gestores especializados em encontrar oportunidades.

Encontrado o imóvel, é preciso avaliar seu estado – tanto físico quanto o referente à documentação – e, para se proteger em caso de perdas, também é necessário contratar uma seguradora.

X

Você não precisa se preocupar com nada disso: quem cuida dessas questões é o próprio fundo.

É preciso lidar com eventuais problemas de inadimplência de inquilinos, depreciação do imóvel, custo de administração, manutenção, etc.

X

Ao comprar cotas você passa, na prática, a ter diversos inquilinos, reduzindo o risco de inadimplência. Além disso, os custos de administração são divididos entre todos os cotistas.

Além de pagar imposto de renda sobre o aluguel mensal recebido, o proprietário precisa recolher IR sobre uma eventual venda com lucro do imóvel.

X

O cotista tem isenção de imposto de renda sobre os rendimentos mensais, pagando IR apenas sobre o ganho obtido na venda das cotas.

Na hora de vender o imóvel, o proprietário tem que arcar com diversos custos, como pagamento de comissão a corretores ou consultas de dívidas pendentes com condomínio ou IPTU.

X

Você negocia suas cotas diretamente em bolsa de valores por meio do home broker. Ao vender suas cotas, o valor é depositado em sua conta no terceiro dia útil após a operação.

*²A isenção é referente aos rendimentos mensais, válida para investidor que detenha menos de 10% das cotas do fundo imobiliário. O fundo deve ter mínimo de 50 cotistas e suas cotas devem ser todas negociadas exclusivamente em bolsa ou mercado de balcão organizado. O fundo não pode investir em empreendimento imobiliário que tenha como incorporador, construtor ou sócio qualquer cotista que detenha mais de 25% das cotas do fundo em questão.

Vantagens

Como investir

Investir em fundos imobiliários por meio da Itaú Corretora é muito fácil e rápido. Para comprar ou vender as cotas o procedimento é o mesmo da compra (ou venda) de ações.

Relação de fundos imobiliários

Nome do
fundo
Data de
abertura
FII XP MALLS 28.12.2017
BRKNIPCTF001 26.09.2016
BTG PACTUAL LOGÍSTICA FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO 06.08.2010
CAPITÂNIA SECURITIES II 05.08.2014
VINCI SHOPPING CENTERS 01.11.2017
MAXI RENDA 13.04.2012
BRKNCRCTF000 15.10.2012

Fatores de risco

Antes de tomar uma decisão de investimento de recursos em fundos imobiliários os potenciais investidores devem, considerando sua própria situação financeira, seus objetivos de investimento e o seu perfil de risco, avaliar cuidadosamente todas as informações disponíveis no prospecto e no regulamento do fundo, em particular aquelas relativas à Política de Investimento e composição da carteira do fundo, e os fatores de risco relativos ao fundo e à oferta.